Para tal, muito contribuiram os desenvolvimentos feitos nos sistemas Hans e Neck Brace, no que diz respeito a carros e motos, respetivamente.
Vamos tentar explicar um pouco o funcionamento de cada um deles, bem como as principais opções existentes no mercado.
Sistema Hans (automóveis)
O Dr. Hubbard foi evoluindo o seu sistema, até que em 1989, utilizando os nossos conhecidos test dummies, conseguiu diminuir a energia transferida para a cabeça e pescoço em 80%.
O sistema consiste num "suporte", em forma de "U", com duas cintas de fixação ao capacete. O objetivo é limitar os movimentos do pescoço em caso de acidente grave, transferindo a energia para os ombros do piloto.
Para a sua correta utilização, o sistema obriga à utilização de um capacete preparado para tal, e homologado segundo as normas FIA8860-2004, SA2000 (até 31-12-2008), SA2005 e BS6658-85 Type A/FR.
Relativamente aos cintos e bancos, o sistema não obriga a alterações (desde que os mesmos sejam homologados), no entanto já existem no mercado versões adaptadas ao sistema e que melhoram o seu conforto de utilização.
O sistema permite vários tipos de adaptação ao piloto e tipologia de veículo: para o piloto existem 3 tamanhos, que diferenciam a largura do pescoço. Para o carro existem 5 ângulos de encosto ao assento, consoante o tipo de veículo.
A patente do sistema pertence à HUBBARD / DOWNING INC. No entanto, mais duas empresas estão licenciadas para o fabrico dos sistemas, o “Stand 21 Racewear” e a “Schroth Safety Products”. Estas duas firmas fornecem todos os distribuidores presentes no mercado como por exemplo a “Omp” (Stand 21) e a “Sparco” (Schroth).
Neck Braces (motos e quads)
No que diz respeito às motos e quads, existem várias opções no que concerne à proteção da coluna cervical.
Os primeiros protetores cervicais eram apenas constituídos por esponja prensada, oferecendo algum suporte ao capacete, mas não tendo a rigidez e o suporte suficientes para absorver toda a energia em caso de embate forte.
Dessa forma, este tipo de proteções têm uma base grande à volta da cabeça, permitindo dissipar a energia do embate para os ombros, peito e costas.
Existem também proteções de peito específicas para utilizar com os protetores cervicais, conferindo mais conforto à sua utilização e permitindo usá-los por cima.
Por outro lado existem blusões específicos para utilizar com os protetores cervicais, tendo uma gola larga que os cobre por completo. Desta forma fica-se protegido do frio, mantendo a proteção junto ao corpo.
A Alpinestars tem também uma proposta a este nível, sendo normalmente referida como a que oferece maior liberdade de movimentos.
A Leatt é a mais conhecida e fácil de comprar, sendo a que dispõe de maior número de testes publicados e maior número de pilotos a utilizá-la. A Atlas tem um design ligeiramente diferente da Leatt. Há também as versões da KTM, Flyracing e BMW, bastante idênticas às da Leatt. A italiana Dainese também oferece uma versão de proteção cervical, um pouco diferente das demais.
http://en.wikipedia.org/wiki/HANS_device
http://www.caranddriver.com/features/the-physics-of-how-the-hans-device-saves-lives-feature
http://www.fpak.pt/REG-2008/REG-GERAL/SISTEMA%20HANS.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fratura_basal_craniana
http://www.leatt-brace.com/company/history/
http://www.mcas.com.au/neck-collar-braces
http://www.wingsforlife.com/en/paraplegia/prevention/
http://www.bikeradar.com/gear/category/protection/neck-braces/product/review-leatt-moto-gpx-club-neckbrace-32293
http://www.pinkbike.com/news/Leatt-neck-brace-review-2009.html
http://shop.1stmx.co.uk/alpinestars-a10-a-10-chest-protector-armour-for-neck-braces-4595-p.asp
http://www.bikeradar.com/gallery/article/evs-rc-evolution-neck-brace-review-23358/2/
http://www.extremesupply.com/product/DAINESEHYBRIDNECKBRACE.html#.UenDN9Lkq24
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