19 de jul. de 2013

Proteções cervicais

Nos últimos anos tem-se assistido a uma grande evolução no que diz respeito à proteção da coluna cervical.
Para tal, muito contribuiram os desenvolvimentos feitos nos sistemas Hans e Neck Brace, no que diz respeito a carros e motos, respetivamente.
Vamos tentar explicar um pouco o funcionamento de cada um deles, bem como as principais opções existentes no mercado.

Sistema Hans (automóveis)


O sistema Hans foi desenvolvido pelo professor de Engenharia Biomecânica, Dr. Robert Hubbard, no início dos anos 80. A ideia de desenvolver um sistema do género surgiu após a morte de Patrick Jacque­mart, que se deu num acidente aparentemente sem gravidade, mas que retirou a vida ao piloto por fratura da base do crânio. Concluiu-se então que uma das principais causas de morte entre os pilotos de automóveis se devia ao movimento súbito e violento do crânio, que provocava a fratura da base do crânio, que envolve osso temporalosso occipitalosso esfenóide, e/ou osso etmoide.
O Dr. Hubbard foi evoluindo o seu sistema, até que em 1989, utilizando os nossos conhecidos test dummies, conseguiu diminuir a energia transferida para a cabeça e pescoço em 80%. 
O sistema consiste num "suporte", em forma de "U", com duas cintas de fixação ao capacete. O objetivo é limitar os movimentos do pescoço em caso de acidente grave, transferindo a energia para os ombros do piloto.

O sistema Hans é, atualmente, enquadrado pela norma FIA 8858-2002 e obrigatório já em muitas provas desportivas em todo o mundo.
Para a sua correta utilização, o sistema obriga à utilização de um capacete preparado para tal, e homologado segundo as normas FIA8860-2004, SA2000 (até 31-12-2008), SA2005 e BS6658-85 Type A/FR
Relativamente aos cintos e bancos, o sistema não obriga a alterações (desde que os mesmos sejam homologados), no entanto já existem no mercado versões adaptadas ao sistema e que melhoram o seu conforto de utilização.
O sistema permite vários tipos de adaptação ao piloto e tipologia de veículo: para o piloto existem 3 tamanhos, que diferenciam a largura do pescoço. Para o carro existem 5 ângulos de encosto ao assento, consoante o tipo de veículo. 



A patente do sistema pertence à HUBBARD / DOWNING INC. No entanto, mais duas empresas estão licenciadas para o fabrico dos sistemas, o “Stand 21 Racewear” e a “Schroth Safety Products”. Estas duas firmas fornecem todos os distribuidores presentes no mercado como por exemplo a “Omp” (Stand  21) e a “Sparco” (Schroth).


Neck Braces (motos e quads)


No que diz respeito às motos e quads, existem várias opções no que concerne à proteção da coluna cervical.
Os primeiros protetores cervicais eram apenas constituídos por esponja prensada, oferecendo algum suporte ao capacete, mas não tendo a rigidez e o suporte suficientes para absorver toda a energia em caso de embate forte.



No ano de 2001, o sul africano Dr. Chris Leatt assiste à morte do seu amigo Alan Selby e fica decidido a construir o seu primeiro protótipo de protetor cervical rígido. Em 2004 o primeiro protetor cervical rígido é vendido na África do Sul.


Leatt-Brace Moto GPX Club neck brace

O princípio destes protetores é o mesmo dos já referidos acima, ou seja, pretende-se transferir a energia do embate para longe do pescoço. A diferença é que, neste caso, não se pode contar com os cintos de segurança e a cabeça poderá rodar em qualquer direção.
Dessa forma, este tipo de proteções têm uma base grande à volta da cabeça, permitindo dissipar a energia do embate para os ombros, peito e costas.



O sistema pode ser utilizado com vários tipos de capacete e proteções do peito, tendo de haver algum cuidado com a forma como o mesmo é vestido, pois deverá estar o mais próximo possível do corpo (debaixo das proteções clássicas será o ideal). 



Existem também proteções de peito específicas para utilizar com os protetores cervicais, conferindo mais conforto à sua utilização e permitindo usá-los por cima.


Alpinestars A10 A-10 Chest Protector Armour For Neck Braces

Outra questão prende-se com o vestuário a utilizar, que poderá obrigar a algumas "invenções". 


I'm sure you can sew better than me.

Por outro lado existem blusões específicos para utilizar com os protetores cervicais, tendo uma gola larga que os cobre por completo. Desta forma fica-se protegido do frio, mantendo a proteção junto ao corpo.


Adventure Enduro Jacket

Ao nível das marcas, existem várias opções a vários preços. A EVS tem uma gama variada, com formas de colocação diferentes da Leatt. 


EVS RC Evolution Neck Brace

A Alpinestars tem também uma proposta a este nível, sendo normalmente referida como a que oferece maior liberdade de movimentos. 


Alpinestars Bionic 2 Carbon Neck Brace FREE Bag

A Leatt é a mais conhecida e fácil de comprar, sendo a que dispõe de maior número de testes publicados e maior número de pilotos a utilizá-la. A Atlas tem um design ligeiramente diferente da Leatt. Há também as versões da KTM, Flyracing e BMW, bastante idênticas às da Leatt. A italiana Dainese também oferece uma versão de proteção cervical, um pouco diferente das demais.


Dainese Hybrid Neck Brace

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/HANS_device
http://www.caranddriver.com/features/the-physics-of-how-the-hans-device-saves-lives-feature
http://www.fpak.pt/REG-2008/REG-GERAL/SISTEMA%20HANS.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fratura_basal_craniana
http://www.leatt-brace.com/company/history/
http://www.mcas.com.au/neck-collar-braces
http://www.wingsforlife.com/en/paraplegia/prevention/
http://www.bikeradar.com/gear/category/protection/neck-braces/product/review-leatt-moto-gpx-club-neckbrace-32293
http://www.pinkbike.com/news/Leatt-neck-brace-review-2009.html
http://shop.1stmx.co.uk/alpinestars-a10-a-10-chest-protector-armour-for-neck-braces-4595-p.asp
http://www.bikeradar.com/gallery/article/evs-rc-evolution-neck-brace-review-23358/2/
http://www.extremesupply.com/product/DAINESEHYBRIDNECKBRACE.html#.UenDN9Lkq24


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