11 de abr. de 2013

O TT no Motorclássico e no Motoshow

O fim-de-semana passado foi repleto de motivos de interesse para os amantes do desporto motorizado, particularmente para os amantes do TT.
Na FIL ocorreram dois eventos simultâneos relacionados com os automóveis clássicos e com as motos - o Motorclássico e o Motoshow, o que, aliado ao facto de também decorrer no pavilhão 1 um evento relacionado com viagens, levou ao Parque das Nações milhares de visitantes. Como se pode ver na fotografia, as filas eram mais que muitas, o que, neste tipo de situações, é sempre bom sinal.


Motorclássico


O Motorclássico é uma exposição dedicada aos automóveis e motociclos clássicos, no entanto alguns destes veículos são velhas glórias do TT.
A exposição estava fraca, quando comparada com outros anos, em que só o Motorclássico chegava para encher a FIL, no entanto, o número de visitantes foi bastante elevado, dando um grande colorido ao certame.
Do ponto de vista dos veículo de todo-o-terreno, encontrávamos apresentações de passeios TT, como o Dakar Desert Challenge ou o Portugal Dakar Challenge. Encontravam-se também veículos TT atuais, quer de passeio, quer de competição. Além disso estavam também presentes alguns jipes e motos clássicas de todo-o-terreno.
Começamos por apresentar uma bonita EFS Cross, equipada com motor Zundapp. Pode-se encarar esta moto como um primórdio das atuais Scrambler.


A moto seguinte foi fabricada pela KTM, embora fosse equipada com um motor sachs. O motor é igual ao motor das motorizadas Pony 503 Turbo GTX.


Junto a estas motos, encontrava-se o primeiro veículo TT, neste caso um Land Rover Defender TD5. Este veículo estava a promover o Portugal Dakar Challenge, um passeio em veículos TT até Dakar.


No exterior encontravam-se diversos veículos TT, sem explicação da sua presença no local. De qualquer forma é sempre bom encontrar-se este tipo de veículos.




Voltando ao interior podiam-se observar dois veículos TT de competição, um deles um Smart Fortwo completamente transformado e o outro um UTV Arctic Cat Wildcat 1000. Ambos se encontravam bastante bem preparados para competição, sendo um regalo para os amantes deste tipo de veículos.



Por fim, encontrava-se também na exposição uma apresentação ao Dakar Desert Challenge, mais um evento turístico até Dakar. Este era promovido por dois Toyota Land Cruiser Bj40, assim como um Fiat Strada.


No pavilhão 4 estava a exposição dedicada exclusivamente às motos, quads e UTV's - o Motoshow. Comparando com anos anteriores, nomeadamente com a Expomoto na Batalha, esta estava bem mais fraca, apesar de serem menos dias e de se situar na zona de Lisboa (algo reivindicado pelos expositores). Mas este é só mais um espelho da grave crise que o país atravessa e que não poderia deixar de afetar um setor já de si frágil.
Mas vamos ao que havia para ver do mundo TT, pois precisamos é de animação e se há coisa que nos anima são estas máquinas.
Começámos por encontrar as interessantes transformações da LAB, um preparador português situado na Aldeia do Meco. Esta marca apresentava-nos algumas motos de estilo scrambler, baseadas em modelos mais antigos de média cilindrada.
Começamos por esta bonita Yamaha SR250, que foi completamente transformada para se tornar uma scrambler de estética bastante apelativa.


Havia também esta versão scrambler da endurista Suzuki Dr600 Djebel, moto que ficou com uma estética bem conseguida, mas que, do nosso ponto de vista, tem as suspensões com um curso demasiado elevado para uma scrambler. Em TT será certamente uma moto divertida, já que a sua base também o é.


A AJP dispunha de um espaço grande e apelativo, tendo em exposição algumas versões dos seus modelos PR3, PR4 e PR5. Na foto podemos ver a bonita PR5.


O stand da Honda, além das suas "trail" NC700 e CB500X (que de trail têm apenas o facto de terem uma posição de condução mais direita), trouxe a sua gama de máquinas com aptidões TT e que agora se dividem em máquinas de competição - as CRF 250 e 450 (R e X).




...e uma verdadeira trail - a CRF250L



No capítulo do quads, a Honda trazia os seus modelos mais desportivos, assim como um utilitário. Na foto podemos ver a fiável Honda TRX400EX, que já conta com vários anos no ativo e que tem vindo a ter a sua estética atualizada e melhorada.


O stand da Derbi estava inferior ao que tem sido apresentado pela marca nos últimos certames, tendo-se notado principalmente a falta do modelo Terra 125. Apresenta-se a foto do modelo Senda 50.


De notar o regresso às lides das exposições da Kawasaki, que conta com um novo importador - a Multimoto. O stand estava ao nível da dimensão da marca e trazia vários modelos TT. Na foto abaixo encontra-se a Kawasaki KLX450, que está ladeada pela KX450F e pela KX250F. Na exposição encontrava-se também a trail KLX250S.


Nos quads, a marca tinha exposto um já bem conhecido KFX450, assim como os utilitários KVF.


Também, como de costume, as empresas de acessórios nacionais se fizeram representar. Na foto abaixo podemos ver o stand de Semog, que nos trouxe vários acessórios para quads e UTV's.


Também o vestuário esteve representado por várias empresas do setor.


O stand da KTM estava mais pequeno do que o habitual, tendo as motos muito próximas umas das outras. No entanto encontravam-se presentes as opções mais atuais, como a Freeride 350 ou a Adventure 1190.


O stand da BMW encontrava-se bastante insteressante, tendo vários modelos trail em exibição. Na foto podemos ver a G650GS, uma monocilindrica de estética apelativa (com toda a parte discutível que estas expressões acarretam).



Embora já exista um novo modelo, a marca fez questão de trazer a sua popular R1200GS na versão de 2012 (refrigeração a ar)...


...bem como na versão de 2013.



O stand da Yamaha estava dentro do que a marca nos habituou neste tipo de certame, ou seja, um stand bastante bonito. Este ano a marca até trouxe um DJ para animar as hostes.
A marca trouxe os seus modelos de motos, quads e UTV's. Na foto podemos ver um Yamaha Rhino.


O stand da Suzuki estava também bastante bonito, apresentando esta versão aventureira da sua Vstrom. Na nossa opinião, ficou uma máquina bem mais agressiva e que permitirá algumas brincadeiras fora de estrada.


Falando em brincadeiras fora de estrada, encontrava-se também presente uma máquina que já terá feito muitas. Estamos a falar, nada mais nada menos, da Suzuki RMX450 com que Mário Patrão disputou o Dakar 2013.


A Aprilia trouxe ao certame os seus modelos trail de 50cc - as RX50.


Algumas casas de acessórios e preparações trouxeram à feira motos de competição. Nas fotos seguintes podemos ver as YZ125 e 250 de Luís Oliveira.


Nenhum comentário: